Taiga
“Taiga is a project management platform for agile developers & designers and project managers who want a beautiful tool that makes work truly enjoyable.” (https://taiga.io/)
Introdução
O Taiga foi selecionado por ser uma ferramenta ágil, de código aberto e facílimo de usar.
Ele possui todas as ferramentas necessárias para criar e acompanhar projetos: backlog, Kanban, sprint, tarefas e controle de bugs.
A equipe, cada um com sua função, preenche as informações e o sistema informa sobre a evolução do projeto de forma visual, sem dificuldades.
Inicialmente, o coordenador cria um time para o projeto e associa as pessoas que terão acesso a essas informações. A partir daí, já dá para produzir estórias no backlog, dividir em tarefas e criar sprints.
Etapas:
1. Coordenador cria o projeto e dá as permissões para os integrantes do grupo.
As permissões são:
a) Product Owner (PO)
b) Desenvolvedor
c) Stakeholder
2. Product Owner (PO) cria o backlog. No quadro backlog as estórias aparecem na ordem priorizada conforme solicitação do usuário.
3. Planning: O analista apresenta as estórias para a equipe de desenvolvimento e juntos, seleciona(m) a(s) de maior prioridade.
3.1. Equipe de desenvolvimento pontua as estórias. A equipe deve pontuar de acordo com os dias de trabalho e, levando em consideração a quantidade de projetos que estão alocados.
3.2. PO cria a Sprint. É necessário nomear a Sprint de acordo com a expectativa do que será entregue.
3.3. PO move as estórias selecionadas para a Sprint criada.
3.4. Desenvolvedor atualiza o quadro de tarefas da Sprint.
3.5. PO acompanha o quadro de tarefas. Quando as tarefas estiverem no status “pronto para teste” o PO deverá testar o sistema e, tudo validado, informará ao(s) desenvolvedor(res) para que o mesmo altere o status da tarefa para “fechado”. A Sprint é fechada automaticamente quando todas as tarefas são fechadas. Ao término do Sprint o PO apresentará o sistema para o cliente. Caso o cliente não aprove é necessário criar uma nova estória ou issues.
3.6. PO utiliza o quadro Kanban para gerenciar as estórias através de seus status. Os status são:
- Novo: Estória nova que ainda não iniciou o desenvolvimento;
- Em andamento: Estória que já começou o desenvolvimento;
- Pronto para Teste: Estória que ainda está em teste pelo PO;
- Pronto para Validação: Estória que ainda está em teste pelo cliente;
- Terminado: Estória desenvolvida, testada pelo PO, testada e aprovada pelo cliente; e
- Arquivado: Estória não desenvolvida e descartada.