Tabela de conteúdos
DIT ou DITec ou InovaTec ou Inova
Diretoria de Inovação Tecnologia
Diretoria de Inovação Tecnológica
Este artigo tem por finalidade, apresentar as diretrizes e definições para Diretoria de Inovação Tecnologia, intitulada Inova - Diretoria de Inovação Tecnológica.
Introdução
Inovar significa tornar novo; renovar, restaurar. Também pode significar introduzir novidade em; fazer algo como não era feito antes.
Esta palavra pode ser associada com Empreendedorismo e com isso, concluir:
- Aqueles que inovam ficam em posição de vantagem em relação aos demais.
- As empresas são o centro da inovação. É por meio delas que as tecnologias, invenções, produtos, enfim; ideias, chegam ao mercado.
- Não há como se tornar uma empresa inovadora sem dar a devida importância ao tema.
- A atenção para o futuro é uma premissa para a empresa inovar.
No âmbito de uma instituição de ensino, uma universidade que promove e difunde o conhecimento, que tem como principal fim, a produção e divulgação de pesquisas, o processo de inovação torna-se inerente. Concluindo com isso que, a adoção de inovação, neste âmbito é processo base.
A Inova (Diretoria de Inovação Tecnologia) lida com Inovação ligada a tecnologia da informação, que consiste em um pensar “fora da caixa”, é importante por considerar soluções Inovadoras para problemas, mesmo que essas soluções sejam disruptivas com o “status quo”.
A inovação é promovida por pessoas com:
- Capacidade de lidar com incertezas,
- Capacidade de lidar com cenários críticos,
- Pensamento científico e liderança.
Finalidades
A Diretoria de Inovação Tecnológica tem por finalidade, realizar e fomentar a aquisição de novos conhecimentos referentes às tecnologias úteis para a execução das atribuições definidas para a o escopo em que se insere.
Logo, as finalidades da Diretoria podem ser sumarizadas em Inovação de Produto, em melhorias nos atributos destes; melhorias de Processos, adaptando-o e objetivando sua eficiência e eficácia; de Modelo de Negócio, melhorando na forma como o produto ou serviços são oferecido a comunidade; da Divulgação, criando eventos internos ou abertos para apresentar e difundir os resultados e, por conseguinte, da Capacitação, como muitas das vezes são apresentadas ou utilizadas novas tecnologias para as demandas, faz-se necessário capacitar a equipe.
Com isso, pode-se concluir que esta Diretoria tem que prover o conhecimento através de treinamento, próprio ou por parcerias, para apoiar o escopo em que se encontra.
Papéis
Consultor
O processo de trabalho do Consultor, título do integrante permanente deste núcleo, consiste, mas não se limita, em:
- Apoiar outras diretorias quando na inovação;
- Pesquisar e elaborar conhecimentos a cerca de tecnologias úteis para o labor da Diretoria e das que apoia;
- Ministrar e apoiar na disseminação dos conhecimentos das tecnologias adotadas pela Diretoria e das que apoia;
- Apoiar nas diretrizes e padronizações nos processos de desenvolvimento dos produtos e de prestação de serviços da diretoria e das que apoia;
- Acompanhar o desenvolvimento de aplicações com foco na adoção de seus padrões;
- Prestar apoio quando nas demandas apresentadas no desenvolvimento de produtos;
- Apoiar na resolução de demandas referentes a Diretoria quando apresentada ao grupo.
Executor
O processo de trabalho do Executor, título do integrante eventual desta Diretoria, consiste, mas não se limita, as todas as atividades do Consultor porém restringindo seu escopo nas tarefas e atividades inerentes ao projeto vinculado.
Responsável
O responsável pela diretoria, sendo ele um consultor, além das atribuições deste papel, tem como responsabilidade, não exclusivas: * Promover a integração da diretoria com as demais e com as equipes necessárias para a execução das atividades promovidas ou apoiadas por esta.
Composição
A composição para a execução das atividades da Diretoria envolve dois níveis que se caracterizam pelos seus níveis de abstração:
Primeiro Nível
O primeiro nível se refere ao alto nível de tratamento de uma demanda, onde ocorre o processo de identificação de demanda e definição de soluções candidatas. Este nível tem a participação robusta dos integrantes definitivos desta Diretoria.
Segundo Nível
O segundo nível, o de baixo nível, onde ocorre o processo de execução de planejamentos definidos no nível anterior, envolve uma participação passiva da Diretoria.
Processos
O apoio às demandas internas da Diretoria é constante e imediato, o que consiste em uma rotina de pesquisas para a melhoria de processos e serviços da própria. As demandas externas, por sua vez, quando no apoio as outras diretorias, deve ser, por muitas vezes, provocado, o que inicia um processo de identificação da demanda, proposição de soluções, planejamento de execução, construção de equipe para execução e acompanhamento da equipe.
Porém, estas definições não limitam o escopo da Diretoria em, ao identificar possibilidades de inovação, provocar os interessados para a sua promoção.
O Processo de Ensino
Na inovação é preciso o contato sempre com novas ideias e desafios. Esse contato se dá:
- Pelo ensino e treinamento, do corpo técnico, permitindo que:
- a Diretoria assimile novos conhecimentos;
- as Diretorias apoiadas receba os novos conhecimentos;
- se promova um ambiente de integração social promovendo novas ideias.
- Pelo debate do dia a dia;
- Pela organização de eventos internos (como o I2) e externos (como hackathons) onde há troca de ideias.
Essas atividades são típicas de Ensino, e que devem ser desenvolvidas para manter o ambiente da Inovação, mas também gerando valor aos interessados.
Logo a Inovação e o Treinamento são indissociáveis pelo fato do primeiro precisar do ambiente proporcionado pelo segundo.
A pesquisa, por sua vez, é uma atividade que surge naturalmente pela necessidade de Inovação. E pode ser usada internamente ou conscientemente pela gestão para atingir algum fim estratégicos do negócio.
Limites
O Apoio é o objetivo primário da Diretoria, quaisquer construção ou definição de serviços, produtos ou projetos, devem, na medida do possível, adotar Executores que estarão responsáveis por eles.
A Diretoria não pode envolver-se, de forma unilateral, com as atividades inerentes a Agência UFRJ de Inovação, cabendo a essa, suas atribuições.
Contribuições
Colaboradores
- Emerson Correia Freitas Lima (Ano de 2019 a Atual)
- Thiago Vieira de Aguiar (Ano de 2019 a Atual)
- André Pinheiro (Ano de 2020 a 2020)
- Bruno Milet Guimarães (Agosto de 2019 a 2020)
- Celso de Oliveira Pacheco Junior (2019 a 2019)
- Yuri Silveira Rodrigues (2019 a 2019)
Documento
Participaram da construção deste documento:
- Emerson Correia Freitas Lima
- Thiago Vieira de Aguiar
- Yuri Silveira Rodrigues