====== Integração do Taiga com o GitLab ======
A integração do [[taiga:taiga|Taiga]] com o [[gitlab:gitlab|GitLab]] consiste no envio de eventos do [[gitlab:gitlab|GitLab]] para o [[taiga:taiga|Taiga]]. O envio desses eventos permite que sejam feitas atualizações nos objetos do [[taiga:taiga|Taiga]] de forma automática. Ou seja, podemos efetuar a troca do estado de um épico, tarefa ou história do usuário a partir da mensagem de um commit.
Esta integração funciona por meio de WebHook((https://pt.wikipedia.org/wiki/Webhook)), que permite a comunicação entre os sistemas em modo ativo e em tempo real, em contrapartida à consultas periódicas.
===== Configurando a integração =====
Para integrar o seu projeto [[taiga:taiga|Taiga]] com o seu repositório [[gitlab:gitlab|GitLab]] siga os passos descritos na seguinte página: [[https://docs.taiga.io/integrations-gitlab.html]]. Com o seguinte cuidado: **NÃO UTILIZAR** o protocolo **HTTPS** no campo "Payload URL"!
===== Usando a integração =====
A sintaxe a ser utilizada nas mensagens de commit para disparar modificações nos objetos em um projeto no [[taiga:taiga|Taiga]] é descrita na seguinte página: [[https://docs.taiga.io/changing-elements-status-via-commit-message.html]].
Os principais usos são descritos a seguir:
==== Marcando o comentário no chamado ====
Se a intenção é apenas gerar um comentário na tarefa com um commit específico, deve-se fazer o comentário do commit da seguinte forma
Comentário do commit TG-REF
Neste caso, **REF** é o código da tarefa ou problema a ser marcado. Por exemplo, em um projeto, para alterar a tarefa #123, dentro da História de Usuário #30, o comando fica:
$> git commit -m "Comentário a ser realizado TG-123"
==== Alterando ticket via comentário de commit ====
Para realizar a alteração do status do ticket juntamente com o comentário, é só incluir, ao final do número, a nova situação que ele estará. Esta situação deverá ser colocada como **#status-novo**.
Comentário do commit TG-REF #status-novo
Usando o mesmo exemplo acima, podemos alterar o ticket desta forma:
$> git commit -m "Comentário a ser realizado TG-123 #closed"
OBS: Verificar com o administrador do projeto quais os nomes das situações dos chamados.